17 abril 2007

Ideias para "alindar" o nosso planeta I

Há muuuiiito tempo que tenho em mente escrever sobre reciclagem, aquecimento global, agricultura biológica, e a nossa possível contribuição para um planeta mais habitável. O óbvio, a falta de tempo, os ultra-contra-qualquer coisa têm atrasado a criação.
A partir de hoje prometo solenemente escrever qualquer coisinha de tempos a tempos.
Aviso, desde já, que sou radical em algumas coisas.


Sacos de papel ou plástico?


A cidade de Sâo Francisco aprovou uma lei que proibirá o uso de sacos de plástico em supermercados grandes, tornando-se a primeira cidade nos Estados Unidos a abolir o uso destes sacos. Os supermercados têm seis meses para cumprir a lei e as farmácias - que aqui vendem de tudo um pouco, não só remédios - têm o prazo de um ano. De agora em diante, os supermercados terão como opção o uso de sacos biodegradáveis ou sacos de papel reciclado.

Estima-se que sejam usados 180 milhões de sacos plásticos, anualmente na cidade de São Francisco. Estes sacos são difíceis de reciclar e muitas vezes acabam nas águas dos rios e do mar, matando animais marinhos.

O Worldwatch Institute (O Observador do Mundo), estima que de 4 a 5 mil milhões de sacos plásticos sejam usados no mundo anualmente. São necessários 430 mil galões de petróleo para a produção de 100 milhões de sacos de plástico.

Da próxima vez que fores ao super, à feira ou à loja da esquina, lembra-te de levar um saco de casa (de preferência de pano ou reutilizável).

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu ando com um carrinho de rodas sempre comigo ou com os sacos verdes na carteira, mas ainda hoje, quando trouxe as beringelas da mercearia na mão, e tendo feito isto várias vezes, a sra da loja me diz "tem a certeza que não leva o saquinho??", com ar de espanto como quem olha uma louca!!

Maria Cristina Amorim disse...

Mas que bela ideia.
Com tantos panos e paninhos que por aqui andam, porque não fazer 2 ou 3 para esse efeito, e deixar lá os de plástico que aqui em casa transformam-se numa praga.

CGM disse...

Querida Eva, eu ando mesmo a precisar levar um puxão de orelhas!

Mas faz isso devagarinho ;)

Já agora, metes depois o lixo onde? É que cá na terrinha 'obrigam' a meter o lixo nos contentores devidamente acondicionado em sacos de... plastico!

Beijocas

ddm disse...

Estou como a CGM, como é que fazes com lixo? É que aqui também nos pedem o lixo acondicionado em sacos de plástico.

Em relação ao resto, até somos uma família (que faz por ser!) bem comportada. :)

aos meus olhos disse...

É um tema interessante sim.
Já comecei a levar sacos ao super, mas... vai aos poucos (nem sempre estão à mão). Mesmo assim os que entram em casa são sempre reciclados ou reutilizados. Sei que só eu, não faço grande força, mas... aos poucos e juntando-me a mais umas quantas pessoas, pode que minorizemos certos males.

Carla O. disse...

Eu infelizmente confesso que sou um pouco relaxada, principalmente no que respeita aos sacos de plástico.
De qq modo, lá em casa pelo menos já começámos a separar o lixo, nomeadamente o papel e os plásticos.
Vamos ver se consigo começar a fazer esta também :)
Beijocas

Vera disse...

Acho muitíssimo boa ideia !

Eva Lima disse...

Existem sacos para o lixo ditos ecológicos (li algures que são feitos á base de amido -não sei se é verdade). Costumo comprá-los no Continente.

Mas o que eu queria alertar aqui, era o uso excessivo de sacos de plástico. Em alguns supermercados quase que nos forçam a levar mais.
De cada vez que vamos à mercearia, frutaria, talho, super, hiper, etc, e utilizarmos menos 1 saco, ao fim do mês são menos umas dezenas, ao fim do ano são uns milhares!!!

Eva Lima disse...

Aqueles sacos que nos dão nos supermercados,podem servir para outas coisas , podem ser guardados para serem utilizados novamente em idas aos super mercados,assim também se poupa.:)