08 abril 2007

Papel ou plástico?

A cidade de San Francisco aprovou nessa última terça-feira uma lei que proibirá o uso de sacolas plásticas em supermercados grandes, tornando-se a primeira cidade nos Estados Unidos a abolir o uso dessas sacolas. Os supermercados têm seis meses para cumprir a lei e as farmácias - que aqui vendem de tudo um pouco, não só remédios - tem o prazo de um ano. De agora em diante, os supermercados terão como opção o uso de sacolas biodegradáveis feitas de maizena ou sacolas de papel reciclado.

As sacolas plásticas começaram a ser usadas nos Estados Unidos há 50 anos, inicialmente como um saquinho para sanduíches e como uma alternativa para os sacos de papel. No momento, 180 milhões de sacolas plásticas são distruibuídas anualmente na cidade de San Francisco. As sacolas são difícies de reciclar e muitas vezes acabam nas águas dos rios e do mar, matando animais marinhos.

O Departamento do Meio-Ambiente de San Francisco e o Worldwatch Institute (O Observador do Mundo), estima que de 4 a 5 trilhões de sacolas plásticas são usadas pelo mundo anualmente. São necessários 430 mil galões de petróleo para a produção de 100 milhões de sacolas plásticas.

Então, da próxima vez que você for ao supermercado, lembre-se de trazer uma sacola de casa. Minha mãe sempre saía de sacola em punho quando ia ao supermercado ou à feira. Estou tentando viver o exemplo dela.

Sem comentários: