07 maio 2010

Ser frugal *

foto surripiada da net e sem origem identificável


Ontem,enquanto metia a loiça do jantar na máquina, o I. tirava 2 cafés,os filhos pequenos discutiam sobre um qualquer jogo de computador e os grandes saíam porta fora, sigo uma notícia sobre a "novidade" do neofrugalismo. Notícia fraquinha,muito superficial a terminar dizendo que ser neofrugal é ser inteligente na hora de comprar.
Não podiam ser um pouquito mais específicos?
Nem uma palavra sobre anti-consumismo, o não poluir, nada de nada. Juntam-lhe  reportagem duma grande superfície onde o gerente afirma que os plasmas (bons e caros) estão em alta.
Comprar plasmas é ser neofrugal?

Poupem os meus dois neurónios de serviço.
Frugalismo,com neo ou sem ele,tanto quanto sei, não é nada disso.
É a maneira consciente de estar no mundo: poupar recursos, consumir o mínimo, não sujar.
Os povos do norte da Europa praticam-no há muito. Já os nossos avós se regiam pela mesma sabedoria ancestral: no poupar é que está o ganho ou viver de acordo com as possibilidades.

Ninguém precisa realmente de 347 pares de sapatos, 126 calças, 3 telemóveis, trocar de carro todos os anos nem de o levar até à sala, comer uvas em Janeiro, vindas directamente do Chile ou Nova Zelândia, tomar o pequenpo almoço no café da esquina.



*sóbrio, comedido, moderado,contido .

1 comentário:

Ágata disse...

Adorei! Se bem que nem sempre consiga sê-lo, como princípio, parece-me ideal e acho óptimo que se comece a falar de poupança (não apenas de dinheiro, mas como forma de evitar o desperdício, e o malbaratar dos recursos), sem pudores.