17 agosto 2009

Apontamentos da Serra

Linhares da Beira

Tivemos um calor infernal que não permitiu as caminhadas planeadas. Nem calçámos as botas. Todos os passeios foram de carro e de sandálias.
Pelo menos metade de cada dia foi passado na piscina, com o A. quase, quase a saber nadar e daqui a um mês começa a natação.

A Quinta é muito agradável, os donos muitos simpáticos, muita sombra, boa piscina, sem aquela chatice recorrente dos parques de campismo portugueses (tendas e/ou caravanas estacionadas permanentemente), uma vista linda, muita fruta madura à mão de apanhar (uvas, ameixas, pêras, maçãs, amêndoas) e muitos holandeses e poucos portugueses. Sobre isso dava para escrever um post inteirinho. Abreviando posso dizer que os holandeses (estes pelo menos) são muito simpáticos, cumprimentam toda a gente e tentavam fazê-lo um português, têm famílias numerosas - praticamente todas as famílias tinham pelo menos 3 filhos, havendo mesmo uma com 6, em escadinha. Não acartam as TV's para o campismo, brincam muito com os filhos e todos falam baixinho. Apetece-me ir fazer companhia à Sónia.


Zimbro com bagas

Nos intervalos da piscina ainda visitámos Linhares da Beira, Folgosinho, Gouveia, um parque ecológico com a fauna e flora da Serra da Estrela, a Torre e as lagoas, o Museu do pão e o d o Brinquedo. Andámos de teleférico no cimo da serra, comemos salpicão temperado com zimbro, provámos (os pais) licor de zimbro e mel, tão delicioso que piquei os dedos todos a apanhar um saquinho de bagas com o intuito de encontrar a receita do dito.

Ah, já me esquecia, suámos muuiito! (este blog tem pontos de exclamação)
Os filhos grandes, que não tiveram férias agora, também gozaram férias dos pais e irmãos pequenos ficando com a casa só para eles.

Daqui a umas semanas há mais, talvez com cheiro a maresia.

2 comentários:

L. disse...

Ricas férias...

Mamã Martinho disse...

Já fiquei com o apontamento do lugar! Vai para a minha lista!

Bjs

Mónica