30 agosto 2009

Feira de Artesanato Urbano em Viseu




De 28 de Agosto a 12 de Setembro na galeria "Casa das Artes" do Fórum de Viseu.

Com a companhia de muitas meninas prendadas (e outras que ainda não sei o endereço electrónico).

Apareçam!

17 agosto 2009

Apontamentos da Serra

Linhares da Beira

Tivemos um calor infernal que não permitiu as caminhadas planeadas. Nem calçámos as botas. Todos os passeios foram de carro e de sandálias.
Pelo menos metade de cada dia foi passado na piscina, com o A. quase, quase a saber nadar e daqui a um mês começa a natação.

A Quinta é muito agradável, os donos muitos simpáticos, muita sombra, boa piscina, sem aquela chatice recorrente dos parques de campismo portugueses (tendas e/ou caravanas estacionadas permanentemente), uma vista linda, muita fruta madura à mão de apanhar (uvas, ameixas, pêras, maçãs, amêndoas) e muitos holandeses e poucos portugueses. Sobre isso dava para escrever um post inteirinho. Abreviando posso dizer que os holandeses (estes pelo menos) são muito simpáticos, cumprimentam toda a gente e tentavam fazê-lo um português, têm famílias numerosas - praticamente todas as famílias tinham pelo menos 3 filhos, havendo mesmo uma com 6, em escadinha. Não acartam as TV's para o campismo, brincam muito com os filhos e todos falam baixinho. Apetece-me ir fazer companhia à Sónia.


Zimbro com bagas

Nos intervalos da piscina ainda visitámos Linhares da Beira, Folgosinho, Gouveia, um parque ecológico com a fauna e flora da Serra da Estrela, a Torre e as lagoas, o Museu do pão e o d o Brinquedo. Andámos de teleférico no cimo da serra, comemos salpicão temperado com zimbro, provámos (os pais) licor de zimbro e mel, tão delicioso que piquei os dedos todos a apanhar um saquinho de bagas com o intuito de encontrar a receita do dito.

Ah, já me esquecia, suámos muuiito! (este blog tem pontos de exclamação)
Os filhos grandes, que não tiveram férias agora, também gozaram férias dos pais e irmãos pequenos ficando com a casa só para eles.

Daqui a umas semanas há mais, talvez com cheiro a maresia.

11 agosto 2009

Do contra


Quando 2/3 dos portugueses ocupam os areais e esplanadas adjacentes, nós vamos até ali tentar refrescar ideias e corpo.
Respirar o ar puro (e espero que mais fresco) ar da serra.

Quem ficar ou passar por Viseu visite a Lug'arte onde os meus trabalhos se fazem convidados. Estão em boa companhia e rodeados de simpatia.

06 agosto 2009

Terra mãe II

Abundância

Terra mãe

Uma tarde a ver passar/dançar a arte popular.
Grande fonte de inspiração, quer nos trabalhos como na perfeição.


lenço dos namorados de Vila Verde


tricotadeira de meias, em lã de ovelha, de Moimenta da Beira


saia tecida em tear - Coimbra